Últimas Notícias

 

Na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, estive no bairro do Cantão ao lado dos amigos vereadores João Paulo e Tegão e o que vimos é um completo esquecimento por parte do Executivo Municipal.

 

57155440 2161088763928310 3811985196928991232 n

 

Ruas esburacadas, e um destes buracos está aumentando, a ponto de prejudicar o trânsito de veículos, a quadra está totalmente sem condições de uso e expondo as crianças que brincam por lá a graves acidentes, possíveis focos de dengue em uma escola abandonada, enfim, a sensação dos moradores é de completo abandono.

 

57155440 2161088763928310 3811985196928991232 n

 

Encaminharei nesta terça-feira (16/04) ofícios às secretarias da prefeitura exigindo intervenções imediatas no local. Não é possível que o prefeito não saiba o estado do bairro. E se sabe, é muito descaso deixar os moradores passarem por isso!

Aos moradores do Cantão deixo um recado: farei de tudo ao meu alcance paras que a prefeitura atenda vocês e que vocês possam ter dignidade e orgulho de dizer que moram no Cantão, porque o estado que deixaram chegar é uma vergonha. Contem comigo!

#SouBarrense

 

Os baixos salários pagos aos profissionais de Enfermagem em boa parte dos serviços de saúde, é parte da crise do setor. Estes profissionais estão desmotivados e trabalham em mais de um vínculo empregatício para garantir o sustento da família. Isto tem levado a um quadro de adoecimento dos profissionais e interfere diretamente na qualidade da assistência prestada a população.

Entidades representativas destes profissionais apoiam o Projeto de Lei que estabelece o piso salarial nacional para a classe, bem como outros projetos que defendem aposentadoria especial, descanso digno, entre outros.

O Piso Salarial já é uma realidade em estados como o Rio de Janeiro e por isso, hoje protocolei o Requerimento 009/2019 que exige que o Executivo Municipal faça cumprir a Lei Estadual 8.315/2019 que estabeleceu o piso salarial no estado do Rio de Janeiro para os profissionais de enfermagem.

 

REQUERIMENTO 008 PISO ENFERMAGEM 1

 

Este pedido dará melhores condições de trabalho aos profissionais que, tendo remuneração condizente com suas responsabilidades e necessidades, poderão exercer com dignidade o ofício. Estes profissionais são submetidos a uma jornada de trabalho desgastante, associada ao estresse pelos deslocamentos entre os diversos locais de trabalho, o que traz reflexos na assistência.

O Requerimento também tem o objetivo de estabelecer isonomia de tratamento dentro da categoria ao equilibrar as distorções salariais entre os enfermeiros regidos pela CLT e os enfermeiros estatutários da Secretaria de Saúde.

#SouBarrense

 

Em 18 de setembro do ano passado, 2018, solicitei intervenção da prefeitura, através da Indicação 1032/2018, a fim de que fossem instalados balaústres na Rua Militão José da Silva para garantir a segurança dos pedestres que transitam por esta via.

 

1032 2018 1

 

O balaústre que existia anteriormente tombou, deixando a margem do barranco desprotegida, expondo quem passava caminhando pelo local, exposto ao risco de acidentes. Quero aqui registrar meus agradecimentos à Secretaria de Serviços Públicos por ter atendido ao meu pedido.

Tenho centenas de pedidos ainda não atendidos para diversas localidades da cidade, mas trabalho sem me deixar abater, sempre pensando na população de Barra do Piraí. Não se deixem enganar!

As portas do meu gabinete estão abertas à toda a população e meus contatos também para que possa, na medida do que me permitem, ajudar o povo da minha cidade.

#SouBarrense

 

Após o encontro com o Deputado Estadual Jair Bittencourt, me dirigi à Fundação CECIERJ, responsável pelo CEDERJ, onde fui recebido pelo Coordenador Executivo do Pré-Vestibular Social – PVS, Juan Page.

Sou responsável pela instalação do polo CEDERJ de Barra do Piraí no ano de 2007 e a notícia do cancelamento do PVS em nossa cidade me preocupou muito, motivando mina visita ao CEDERJ nesta quinta.

Esta descontinuação impactou negativamente os estudos de centenas de jovens que cursam o terceiro ano do ensino médio ou já concluíram o segundo grau e se preparam para prestar vestibular. O Pré-Vestibular Social, criado em 2003, é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos.

Segundo informações obtidas junto ao coordenador, um dos motivos para a interrupção do curso em nossa cidade foi porque a empresa de transporte Útil, que realiza o transporte de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Barra do Piraí, acabou com o ônibus que saía da rodoviária Novo Rio às 6h da manhã e que chegava às 8:15h em Barra do Piraí aos sábados. O primeiro horário de ônibus que agora sai do Rio de Janeiro, aos sábados, para a região é às 8h e que só chega em seu destino às 10:15h da manhã.

Segundo Juan, o CEDERJ continua com o PVS na cidade de Piraí, que disponibilizou veículo para buscar os mediadores no Rio de Janeiro e depois trazê-los de volta ao final do dia letivo de sábado. A mesma proposta utilizada em Piraí foi tratada com pessoas ligadas à Secretaria de Educação, visando disponibilizar um transporte como faz a prefeitura de Piraí, porém, foi dito que era impossível por conta da crise financeira pela qual passava a prefeitura de Barra do Piraí, o que inviabilizava a operação.

Ora, são milhares de reais por mês gastos com o aluguel de veículos para este governo, que servem inclusive para que comissionados frequentem, ilegalmente, com estes carros, faculdade em outros municípios e qualquer outra ação de interesse pessoal, mas é inviável para esse governo colaborar para a manutenção de um programa tão importante.

Fazendo um cálculo rápido, o gasto mensal da prefeitura para manter o PVS em nossa cidade, fornecendo o transporte, seria de cerca de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais) por mês. Absurda a falta de sensibilidade do executivo em não compreender a importância da manutenção do Pré-Vestibular Social em Barra do Piraí!

Solicitei agenda com o Presidente da Fundação CECIERJ, Carlos Eduardo Bielchowsky, com o Diretor do Pré Vestibular Social, Luiz Bento e com a minha querida amiga e Vice-Presidente de Educação Superior a Distância, a professora Massako Oya Masuda, que foi minha parceira nas tratativas da instalação do CEDERJ de Barra do Piraí, para que possamos discutir uma solução e o retorno do PVS para atender nossos jovens. Agendarei também, reunião com a diretoria da empresa Útil para solicitar a retomada do horário das 6h da manhã, aos sábados, que atenderá ao município de Barra do Piraí e também ao de Piraí.

Vou lutar até o fim pelo restabelecimento do Pré-Vestibular Social para atender aos alunos de Barra do Piraí, mas quero deixar aqui um convite ao prefeito Mario Esteves. Reveja os gastos do município com ações extremamente supérfluas e disponibilize no orçamento R$ 880,00 mensais, mesmo que através de crédito suplementar. Nós, vereadores, aprovaremos esta medida em unanimidade. Deixe o ego de lado e atenda meu pedido, não por mim, mas pelos estudantes de nossa cidade.

#SouBarrense

 

Na manhã desta quinta-feira, me reuni com o Deputado Estadual Jair Bittencourt, na Alerj, para tratar de demandas necessárias para o município de Barra do Piraí.

Neste encontro, pude expor ao deputado diversas questões que impactam a vida dos barrenses e precisam de apoio do Governador Wilson Witzel para uma solução, como é o caso do abastecimento de água de nossa cidade.

Além disto, pleitei junto ao deputado, equipamentos importantíssimos para a Secretaria do Ambiente de Barra do Piraí, que não possui por exemplo, um caminhão com cesto aéreo elevatório para realizar as podas preventivas de árvores e também, as podas em caráter de urgência, quando algumas árvores expõe a risco os cidadãos de nossa cidade, tendo que utilizar, quando possível, o caminhão do Departamento de Iluminação Pública.

Foi uma reunião muito proveitosa, onde pude renovar com o deputado Jair, que posso chamar hoje, de um amigo, o compromisso dele em ajudar Barra do Piraí em seus próximos quatro anos de mandado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e o fortalecimento do Progressistas em nossa cidade com o apoio da diretoria estadual do partido.

Aproveitarei esta viagem para buscar solução para outro problema de nossa cidade e que afetou diretamente nossos jovens.

#SouBarrense