Últimas Notícias

Chega dessa velha política de toma lá, dá cá! Ajuizei ação conta a criação de 23 cargos no Fundo de Previdência.

 

Eu, Cristiano Almeida, como vereador eleito pelo povo de Barra do Piraí, tenho um compromisso e uma obrigação com a população da minha cidade, da NOSSA cidade.

Pauto minha atuação na Câmara Municipal pela ética e o dever de trabalhar pelo bem da cidade, e por este motivo, ajuizei Ação Popular contra a Prefeitura de Barra do Piraí, o Fundo Municipal de Previdência e do prefeito Mario Esteves, enquanto gestor do município, contra a criação, às vésperas do ano eleitoral, de 23 cargos na estrutura do Fundo.

Esta ação do prefeito visa exclusivamente a utilização destes cargos para negociações, acomodando assim seus aliados políticos e loteando a estrutura da prefeitura de cargos comissionados, onde quem paga a conta é a cidade; e nunca irei compactuar com algo deste tipo! É preciso combater a velha política. A política do toma lá, dá cá.

 Me acompanharam nesta medida, meus colegas de legislativo, os também vereadores Cezinha, Tegão e João Paulo.

Defendo que a estrutura do Fundo de Previdência deva ser melhorada, mas defendo também que servidores de carreira, habilitados através de concurso público preencham as vagas e tomem conta do futuro dos servidores municipais.

São vários escândalos em diversas cidades do país de má gestão dos fundos de previdência e precisamos cuidar dos servidores. Este é um compromisso que assumi com esta importante classe trabalhadora da cidade, os servidores municipais, tão maltratados pela atual gestão.

Tenho total confiança no Judiciário e no Ministério Público, órgãos íntegros e comprometidos no combate desta velha política, no combate ao uso da máquina pública para favorecimento pessoal e na preservação da moralidade pública no Estado do Rio de Janeiro.

#SouBarrense

 

 

Participei, ao lado do meu amigo João Paulo, nesta quarta-feira (12/06), da inauguração do prédio que sediaria a faculdade pública de Barra do Piraí e que hoje, irá abrigar as novas dependências do CEDERJ, CEJA e a FAETEC, em Barra do Piraí.

Como é sabido, eu tenho um carinho especial pelo CEDERJ; afinal, em 2007, cuidei das tratativas para sua instalação em nossa cidade.

Na inauguração estiveram presentes o Secretário Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, o Sr. Leonardo Rodrigues; o Deputado Estadual e ex-secretário da pasta, Gustavo Tutuca; o presidente da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ, Romulo Massacesi e o presidente da Fundação CECIERJ, o Sr. Carlos Eduardo Bielschowsky juntamente à vice-presidente de Educação Superior a Distância, Sra. Marilvia Dansa de Alencar. Pude discutir com os dois, assuntos importantes, como quais cursos são necessários para que a população de barra do Piraí se torne ainda mais capacitada ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e tratei também sobre o retorno do Pré Vestibular Social, o qual protocolei ofício na sede do consórcio no Rio de Janeiro, em 4 de abril deste ano.

Este importante programa de preparo para as provas vestibulares é fundamental para que os jovens do município, que não possuem condições de frequentar cursinhos preparatórios, tenham a chance de ter o devido preparo para os cada vez mais concorridos vestibulares.

Depois do encontro, saí do evento com ânimo revigorado para trabalhar cada vez mais pela melhoria da educação de nossos jovens e também, adultos. Tenho certeza de que uma importante parceira acaba de ser novamente iniciada por mim e o Consórcio CEDERJ.

#SouBarrense

 

Boa tarde, amigos servidores municipais

Estou pelo terceiro ano consecutivo cobrando da prefeitura a dissídio de vocês, além de alguns outros benefícios tirados de vocês pela atual administração, como o vale transporte integral, que fizeram com que grande parte dos servidores fosse prejudicada.

Crise?... Que crise?!!!

São diversos cargos criados, preenchidos em sua maioria por comissionados, os famosos cargos políticos, com altos salários, despesas em restaurantes de renome, pagas com o dinheiro de nossos impostos e o servidor, que diariamente prestam seu serviço à população de Barra do Piraí, sempre em segundo plano.

Mas ano que vem é ano de eleição e como é de se esperar, o atual prefeito lançará, pensando que nós temos memória curta, um pacote de obras e medidas e entre estas medidas deve estar o reajuste salarial. Uma maneira de tentar obter os votos dos servidores.

Prefeito, mesmo visando os votos, não vire mais uma vez as costas para os servidores. As dificuldades que eles enfrentam são grandes.

#SouBarrense

 

Hoje, o Governo Municipal possui cartões corporativos para a aquisição de passagens de avião para o deslocamento de funcionários e pagamentos destas despesas de viagens. E como sabemos, os cartões de crédito acumulam as chamadas “milhas” e outras bonificações que podem ser trocadas por passagens sem custo para o titular do cartão.

Pensando nisso, apresentei o Projeto de Lei 069/2019, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal que dispõe sobre a utilização dos programas de milhagem para custear passagens aéreas de atletas amadores, em modalidades olímpicas, para a participação em competições oficiais ou treinamentos especiais.

O esporte amador não possui muito incentivo no país, e este projeto de lei é uma alternativa criativa e econômica de apoiar os atletas barrenses.

Além dos atletas, este projeto também prevê o custeio de passagens para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, que necessitem se deslocar para outros estados, ou até mesmo, outro país para a realização de cirurgias de alta complexidade.

Agora, basta que o Executivo Municipal sancione o projeto, o transformando em lei, para que os barrenses possam ser beneficiados pela iniciativa.

Conheça o Projeto:

 

 

 

#SouBarrense

 

 

Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, me reuni com o Diretor da Região do Interior da Companhia Estadual de Águas e Esgostos – CEDAE, o Sr. Carlos Henrique Coelho, para solicitar apoio para que o município de Barra do Piraí solucione o problema do abastecimento de água tratada. Entre meus pedidos, cobrei providências quanto à retomada das obras da Estação de Tratamento de Água do bairro Campo Bom.

Braz, como é carinhosamente chamado por todos na CEDAE é funcionário de carreira da empresa, há 24 anos e me explicou que hoje, existe uma exigência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro requerendo a atualização da planilha de valores. O diretor se comprometeu a tomar ciência imediata deste processo e em breve, informará as providências que serão tomadas sobre o caso.

Aproveitei também a visita para relatar os problemas no nosso sistema de abastecimento e pedir o apoio da CEDAE para a manutenção das ETAs da cidade. Acredito que com o apoio técnico e logístico da CEDAE e com a ajuda no fornecimento de materiais para o tratamento, em uma parceria com a Prefeitura de Barra do Piraí, é possível a melhoria da qualidade da água para os barrenses.

A diretriz da empresa é a realização de ações emergenciais e de normatização das operações das ETAs junto ao Departamento de Controle de Qualidade, órgão da Gerência de  Obra e Qualidade da CEDAE, além da realização de novos processos para a aquisição de insumos e produtos químicos para atender as Estações de Tratamento de Água. Braz também comentou que solicitará à Gerência Regional que quantifique os serviços necessários para a substituição dos leitos filtrantes e dos floculadores das ETAs. A substituição periódica destes materiais é fundamental para a manutenção da qualidade da água.

“Como diretor do interior estou empenhado, como todo a CEDAE está empenhada, e isto foi estabelecido pelo Diretor Presidente da companhia, o Sr. Hélio Cabral Moreira a identificar as regiões críticas de tratamento e abastecimento de água e programar ações que garantam o padrão da água que chega às torneiras e estreitar a relação com a comunidade. Não temos interesse em interromper o convênio com Barra do Piraí.”, destacou Braz, que ainda disse que o convênio celebrado entre a CEDAE e o município vai até o ano de 2031.

O diretor disse também que é preciso que a relação institucional entre a prefeitura e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos seja fortalecida e disse que pretende vir à região muito em breve para tornar esta relação ainda mais consistente.

A situação do tratamento e abastecimento em nossa cidade me preocupa muito, assim como o processo de terceirização do serviço e por isso solicitei esta reunião para demandar providências da empresa a fim de melhorar a qualidade da água de nossa cidade.

Me coloquei a disposição do diretor e da presidência da CEDAE para que juntos possamos solucionar este grave problema que é também importante questão de saúde pública.

#SouBarrense