Últimas Notícias

ALÉM DA COMODIDADE E DA TARIFA, A INTEGRIDADE E A VIDA DO CIDADÃO BARRENSE

 

Hoje, logo muito cedo, recebi um vídeo de um incêndio em um dos ônibus da empresa Santo Antônio, no bairro de mesmo nome. Uma tragédia há muito anunciada para os cidadãos que tem no transporte municipal sua única forma de se locomover.

Antes de tudo quero agradecer ao Corpo de Bombeiros, que rapidamente controlaram as chamas e prestaram assistência local imediata aos passageiros. A todos os Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, o nosso muito obrigado. Vocês são verdadeiros heróis!

Desde abril do ano passado estou buscando informações sobre o Transporte Público Municipal, como pode ser verificado nas matérias publicadas em meu site: http://bit.ly/cabp-prefrenova15anosstoantonio publicada em maio de 2018 , e nesta, publicada em agosto do ano passado http://bit.ly/cabp-renovouounao .

A situação é caótica? Evidente que sim. Mas todo esse caos é provocado pelo próprio governo municipal, que de maneira eleitoreira se preocupou em reduzir a tarifa de ônibus e congelá-la, o que de fato era um anseio da população barrense, mas sem garantir ao povo a melhora do serviço. Muito pelo contrário, o serviço hoje prestado é ainda pior, e agora, gerando risco de morte aos barrenses.

As empresas alegam um sufoco financeiro após a medida do prefeito que não acompanhou os aumentos de combustível e insumos necessários para a manutenção dos veículos, além do grande número de gratuidades na cidade, que deveriam ter contrapartida da Administração Pública, mas não tem. Mas claro, eles irão dizer ser culpa de gestões anteriores.

Numa busca no site do tribunal de justiça verifiquei inúmeros processos contra o município, inclusive da empresa Viação Santo Antonio que ingressou com um processo alegando desequilíbrio do contrato pedindo liminar para suspender a licitação. Isso quer dizer que o prejuízo que ela está sofrendo a impede de realizar as devidas melhorias nos carros.

Independente desta briga, quem sofre é a população, como sempre. Hoje estou vereador e meu papel é defender os interesses da população da minha cidade, então, deixo um apelo aos diretores da empresa para que renovem e façam a manutenção necessária na sua frota, e ao Chefe do Executivo Municipal peço para que seja leal nas negociações, não em favor de empresários, mas sim, leal para perceber que é preciso um equilíbrio entre municipalidade e empresas de ônibus para que o povo não continue sendo prejudicado.

#SouBarrense