Últimas Notícias

Prefeito renovará por mais 15 anos o contrato com a Viação Santo Antônio

 

Durante anos, vimos o prefeito Mário Esteves postar em suas redes sociais que é inadmissível o que acontece em Barra do Piraí, com a falta de compromisso por parte das empresas prestadoras de serviço de transporte público para com a população barrense! Essa revolta que ele dizia ter é justificada, visto que os ônibus que circulam na cidade têm frota sucateada, muitos estão quebrados, não cumprem os horários, algumas localidades não têm acesso ao transporte e o serviço não faz valer o dinheiro investido do passageiro.

Porém, no Boletim Oficial, de nº 963, de 14 de maio de 2018, foi publicado um decreto, nº 048/2018, com os critérios de exigência do governo para que a pretensa renovação de contrato seja realizada. Essa renovação era prevista desde 2003 (governo do ex-prefeito Carlos Baltazar), e poderia ser realizada de forma automática ou de comum acordo entre as partes.

Dentre os critérios, o governo pede para que as empresas dêem o aval até dia 1 de junho de 2018, acatando suas exigências, o que de fato acontecerá e que renovem suas frotas até 2025. Mas isso não resolve o problema da população com o transporte público oferecido, pois mesmo que estas exigências sejam cumpridas, o número de ônibus que deverão ser trocados é menor do que é de fato necessário e o prazo para essa substituição é bem amplo para as empresas e desta forma, fará com que nunca tenhamos de fato uma frota nova rodando na cidade. E, novamente, quem perde com isso é a população!

O fato é que a renovação por mais 15 anos foi realizada. Renovação com a empresa que o prefeito tanto se revoltou, colocou em xeque a credibilidade e que a população tanto sofre. A Viação Santo Antônio é a empresa detentora da concessão dos transportes públicos em Barra do Piraí, visto que ela subloca alguns itinerários para outras empresas como a Gran Eufrásia, a Barra do Piraí (Barra do Piraí x Ipiabas) e a Aparecida (Califórnia x Barra do Piraí). Além disso, a Viação Santo Antônio é a proprietária da Viação Santa Edwiges, empresa que realiza o transporte dos alunos da rede municipal ensino.

Essa decisão foi tomada exclusivamente pelo prefeito, visto que esse tipo de determinação não passa pela Câmara Municipal. Meu dever como vereador é acompanhar de perto o decreto e fazer valer o que está no papel, cobrando renovação da frota por carros 0km e não carros restaurados, pois os cidadãos barrenses merecem um transporte público de qualidade e ter seu direito de ir e vir respeitado e realizado com dignidade e excelência. Se as exigências não forem cumpridas, farei o que me cabe para que a prefeitura exerça seu papel e produza sanções contra as empresas. Meu objetivo não é prejudicar as empresas, que empregam barrenses, mas sim, garantir o direito do cidadão.